ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA - 2016

R
omaria dos Mártires da Caminhada
16 e 17 de Julho de 2016
ibeirão Cascalheira - MT


“Bem-aventurados/as as/os que são perseguidos/as por causa da justiça, porque deles/delas é o Reino do Céu”. (Cf. Mateus 5,10)

Aos sonhadores e sonhadoras,
Profetas e profetizas
Testemunhas do Reino;


A Igreja de São Félix do Araguaia, onde o suor e o sangue fecunda o chão, já está em peregrinação, em caminhada. É tempo de preparar para Romaria. Nos dias 16 e 17 de julho de 2016 na cidade de Ribeirão Cascalheira, faremos memória dos 40 anos do martírio do Pe. João Bosco Penido Burnier, Pe. Rodolfo Lunkenbein e do índio Simão Bororo. Na mesma ocasião faremos memória do Martírio de Sepé Tiaraju – Patriarca da Causa Indígena, que há 260 anos gritou “Esta Terra é Nossa”.

Esta grande festa Pascal é um acontecimento de toda a Igreja de São Felix do Araguaia, e todas as Igrejas, que querem manter viva a memória daqueles e daquelas que deram e vem dando suas vidas pelas Causas do Reino: causa da casa, da terra e dos direitos humanos. Causa dos povos indígenas, quilombolas, camponeses/as, juventudes, crianças, adolescentes, mulheres, população em situação de rua. “A causa é que faz o mártir” (Santo Agostinho). E os mártires, pelas causas, pelo Evangelho, deram a vida, a Prova maior: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá vida pelos que ama (João 15,12-13).

O tema desta Romaria será: “PROFETAS DO REINO”, dando à profecia as três funções que a caracterizam: Anuncio, Denuncia e Consolo.
A profecia anuncia a Boa Nova: ela é evangelizadora por definição. A profecia denuncia o anti-reino: denuncia a má noticia de todos os sistemas e atitudes de morte. A profecia consola: É o pedido do próprio Deus, “consola o meu povo”. Opta pelos pobres, excluídos, marginalizados. A profecia que consola é misericordiosa, solidaria, cuidante, luta pela justiça e pela paz, é amorosa.

Com este espírito de romeiros/as, preparando-se para Romaria, como peregrinos/as, Profetas e Profetizas do Reino, que a Irmandade dos Mártires da Caminhada convoca as Comunidades Eclesiais de Base, as Pastorais Sociais, os Movimentos Populares, as Organizações Sociais e Entidades que trabalham na defesa da vida, e todas/todos as comprometidas e comprometidos com as Causas da Vida, para juntas e juntos, em mutirão, construir esta bonita celebração memorial: a nossa Romaria dos Mártires da Caminhada.

A Romaria já está acontecendo no coração e na vida das nossas comunidades, do Brasil, da Nossa América e do mundo. Com os Nossos Mártires, testemunhas, profetas e profetizas, nós todos e todas também devemos dar esse testemunho no dia-a-dia, sendo coerentes com a nossa fé, assumindo as causas da vida, as causas pelas quais tantos irmãos e irmãs regaram este chão com o próprio sangue para que tivéssemos um mundo mais humano: do bem viver, bem-conviver, bem-cuidar; amar nossa casa comum.

“Um Povo ou uma Igreja que esquecem seus mártires não merecem sobreviver”,
Bispo Pedro Casaldáliga.



Comentários

  1. COMO FAÇO PARA PARTICIPAR, SOMOS DE SÃO PAULO E QUEREMOS ESTAR NA ROMARIA DOS MARTÍRES...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia.
    Sou João Agnelo Diniz Sacramento, de Moju/Pará. Estive pesquisando no blog de vocês e não consegui achar o meu pai: Virgílio Serrao Sacramento,líder sindical assassinado em 05 de abril de 1987 em Moju. Meu email: jagnelo30 @gmail.com. Entrem em contato. PAZ!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu