Galeria dos Mártires - Julio Spósito

JULIO SPÓSITO
Mártir da Causa dos Pobres
URUGUAI * 01/09/1971

Julio Spósito, estudante e militante cristão de 19 anos.

Mártir das lutas de seu povo. Foi assassinado no dia 01 de setembro de 1971 pela policia enquanto participava de uma marcha pacífica em Montevidéu para pedir o aparecimento com vida de dois dirigentes sequestrados pelo esquadrão da Morte. Ele foi brutalmente espancado e ferido a bala, chegou sem vida ao hospital.

Julio, membro ativo da Juventude Estudantil Católica (JEC), foi educador de crianças e adolescente deste movimento.

Participou dos Grupos de Reflexão de sua paróquia de Pocitos e, em sua opção politica, foi integrante da Frente Estudantil Revolucionária (FER). 

Foi velado em sua paróquia e as frases escritas nos muros da Igreja atestavam a dor e o sentido que seus companheiros deram à sua morte. Uma “vivencia fora do comum”.

A missa foi concelebrada por 20 sacerdotes e por Monsenhor Haroldo Ponce de León. Assim rezou todos os participantes da celebração: “Rogamos-te, Senhor, pelos marginalizados e presos... Pelos acomodados e indiferentes... Pelos que têm medo... Pelos que mataram Julio...”.

Depois, uma multidão de 250.000 pessoas acompanhou Julio, morto e ressuscitado, na manifestação mais impressionante da época.

Por informar e ressaltar “a gravidade dos fatos em que foram protagonistas as forças da ordem”, foram fechados durante 8 dias 3 jornais e 3 semanários.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir do livro: Sangue Pelo Povo, Ed, Vozes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz