Galeria dos Mártires - Charlot Jacqueline e Camponheiros

CHARLOT JACQUELINE e COMPANHEIROS
Mártires da Educação Libertadora
HAITI * 19/09/1986

Charlot Jacqueline e companheiros, militantes e educadores, mártires da educação libertadora para seu povo haitiano. 

Militantes cristãos e alfabetizadores da Missão ALPA. Sequestrados e desaparecidos. Charlot vivia em Cité Soleil, subúrbio de Porto Príncipe. Participava das organizações de bairros e acompanhava seus irmãos em todas as suas reivindicações. Era monitora da Missão ALFA, uma campanha de alfabetização nascida em 1984, por iniciativa da Igreja em solidariedade com os problemas das povo. 

O projeto da Missão ALFA abriu possibilidade de conscientização, uma vez que tinha como objetivo ensinar a leitura e a escrita para três milhões de analfabetos em cinco anos.

As pessoas descobriram, através da alfabetização, a importância de se expressar, do acesso à informação, para libertar a riqueza de seu espírito, e de sua cultura. Vislumbravam horizontes da democracia. 

Isso se tornou perigoso para as ditaduras no poder e a mesma hierarquia eclesiástica decidiu suspender o programa em um comunicado, referindo-se a politização de seus diretores e monitores. 

Na noite de 19 de setembro de 1986, Charlot e companheiros foram retirados de suas casas por homens uniformizados e civis, espancados com brutalidade e tratados como comunistas. Eles nunca mais apareceram. Parentes e amigos da Missão ALFA começaram a procurá-los. O país inteiro se mobilizou. 

Seus nomes e seus compromissos transcendem as fronteiras e as organizações internacionais cobram do governo haitiano o aparecimento destes militantes da educação. Uma manifestação de sessenta mil pessoas saem as ruas exigindo o aparecimento de Charlot e o fim da repressão contra os monitores do ALFA. 

O povo toma consciência do seu papel, e em memória de Charlot e de seus companheiros, ocupam seus lugares na vanguarda de suas lutas.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir da página: http://servicioskoinonia.org/martirologio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz