Galeria dos Mártires - Alírio Buitrago, Carlos Augusto Buitrago, Fabián Buitrago, Gildardo Ramírez e Marcos Marín

ALÍRIO BUITRAGO, CARLOS AUGUSTO BUITRAGO, FABIÁN BUITRAGO, GILDARDO RAMÍREZ E MARCOS MARÍN
Mártires da Fé
COLÔMBIA * 17/09/1982

Alírio, Carlos, Fabián, Gildardo e Marcos, jovens camponeses, catequistas da paróquia de Cocorná, em Antioquia, foram assassinados ao entardecer do dia 17 de Setembro de 1982 por um grupo paramilitar de quatros homens, que os convidaram a sair de casa e lhes dispararam rajadas de metralhadora.

Carlos e Alírio eram irmãos, Fabián era tio deles e todos muitos amigos entre si. Organizaram-se para servir a seus irmãos, tão pobres como eles, nas tarefas de alfabetização, de formação religiosa, de recreação, bem como em formarem cooperativas.

Graças a seus trabalhos, nas veredas de Cocorná, foi se descobrindo a força da solidariedade e da fé compartilhada. Tudo isso incomodava os latifundiários, comerciantes que especulavam com a pobreza do povo e a polícia que os protegia: "Estão se formando guerrilheiros", "vão invadir nossas terras", diziam.

E começavam as ameaças aos sacerdotes, as detenções de camponeses, os massacres... "É um caso muito doloroso para nós. Meus filhos, porém, não morreram, continuam vivos entre nós. Cumpriram a vontade de Deus. Todos os que dãoa vida em benefício dos outros, levando uma vida cristã como eram meus filhinhos, meu irmão e companheiros, estão fazendo a vontade de Deus", disse entre soluços a mãe de Alírio e Carlos, camponesa de Cocorná.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir do livro: Sangue Pelo Povo, Ed. Vozes.
Alítio Buitrago
Carlos Augusto Buitrago
Gildardo Ramírez
Marcos Marín
                                                                                        





  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz