Galeria dos Mártires - Massacre de Caracazo
“El Caracazo”, uma revolta que aconteceu nos municípios de Caracas e Guarenas, no Estado de Miranda, durante o segundo mandato do Ex-presidente Carlos Andes Pérez.
A população se revoltou contra o pacote de medidas econômicas arquitetadas pelo governo Pérez e solicitadas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), que elevou ao aumento dos preços dos alimentos e combustíveis.
Grupos de pessoas começaram uma série de protestos contra o aumento das taxas de transporte urbano e a falta de reconhecimento de passagem preferencial para estudantes por parte do Estado.
Tal inquietação se espalhou para outras partes do país, e consistiu, principalmente na queima de veículos de transporte urbano, saques e destruição de lojas.
Naquele dia, um setor da Polícia Metropolitana estava em greve, de modo que o controle da situação foi confiada às forças militares do país. As tropas que foram destinadas a controlar a situação eram de jovens inexperientes de 17 e 18 anos, equipados com armamentos de grosso calibre.
A repressão militar e policial contra os protestos deixou centenas de mortos.
Os restos mortais de 71 venezuelanos assassinados foram sepultados no cemitério de Caracas. O restante dos cadáveres estão em uma vala comum por falta de identificação.
Mais de 2000 pessoas feridas e uma grande destruição.
Texto elaborado por Tonny da Irmandade dos Mártires da Caminhada.
Comentários
Postar um comentário