Galeria dos Mártires - Oscar Alajarín

OSCAR ALAJARÍN
Mártir da Solidariedade
ARGENTINA * 06/05/1977

Oscar Alajarín, foi sequestrado em Remedios de Escalada, Buenos Aires no dia 06 de maio de 1977. 

Trabalhador e dirigente sindical ferroviário. Membro do Partido Justicialista. Militante da Igreja Metodista e do Centro Urbano Nueva Parroquia, fundador do Movimento Ecumênico para os Direitos Humanos, MEDH, num momento em que a ditadura persegue os militantes cristãos, sindicalistas e políticos.

A vida de Oscar Alajarín se alternava entre o trabalho e sua paixão por ajudar os necessitados. Ele trabalhou como operário, ia para escola à noite, cuidava dos pais idosos e cultiva sua vocação ecumênica na Ação Ecumênica Popular, APE. Participava nos cultos no Centro Urbano Nueva Parroquia, CUNP, primeiro projeto da missão urbana industrial na América Latina. 

Ele sabia que sua vida estava em perigo, que as forças de segurança perguntar por ele, que o seguem. Porém seu compromisso e sua vocação ao serviço seguia mais forte.

Quando ele preparava a bagagem para viajar para uma reunião internacional do Conselho Mundial de Igrejas foi sequestrado, seus pais foram trancados no banheiro e ele foi levado de sua casa. 

A notícia se espalhou ao redor do mundo, mas no seu bairro, no seu país, ninguém viu os sequestradores, ninguém sabia quem disparou o golpe de misericórdia para silenciar o seu testemunho fraterno. 

"Se o último teste da vida é sobre o amor, estamos confiantes de que Oscar será aprovado e estará com o Pai, porque a sua vida foi uma vida de amor, como Jesus", disse a pastora metodista Raquel Cáceres, que Oscar era um amigo, irmão e paroquiano.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz