Galeria dos Mártires - Tucapel Jiménez


TUCAPEL FRANCISCO JIMÉNEZ ALFARO
Mártir das lutas dos trabalhadores chileno
CHILE * 25/02/1982


Tucapel Jiménez, dirigente sindical de 60 anos. Mártir das lutas dos trabalhadores chilenos.
Apareceu assassinado dentro de seu carro, numa rua de Santiago, precisamente quando estava realizando um importante trabalho de conscientização e unidade entre os vários sindicatos.

Fundador e secretário geral da Associação Nacional de Empregados Fiscais (ANEF), Tucapel foi amplamente conhecido através de seus 30 anos de militância sindical.

Pobre, honesto, moderado, disposto sempre a solidarizar-se com todos os atos que visassem à defesa dos direitos humanos e, especialmente, dos direitos dos trabalhadores, Tucapel relacionou-se e colaborou com o Vicariato da Solidariedade.

Durante seu funeral, celebrado na Catedral de Santiago, o bispo auxiliar, Jorge Hourton, declarou na homilia: “A Igreja de Santiago, ao celebrar as homenagens fúnebres de um predestinado e antigo dirigente sindical nacional, quer ressaltar o valor moral e a eminente dignidade da causa dos trabalhadores, das organizações sindicais autenticamente representativas e de seus dirigentes que, com sacrifício, lutam, sofrem e morrem por seus companheiros aqui representados... Não seríamos cristãos se não reconhecêssemos, no ato de morrer como vítima de compromisso e a serviço de uma casa justa, a prova de um grande amor que, de modo misterioso, repete e prolonga a agonia de Cristo”.


Texto retirado do livro: Sangue pelo Povo - Martirológio Latino-Americano - Ed. Vozes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz