Galeria dos Mártires - Felipe Balam Tomás

FELIPE BALAM TOMÁS
Mártir, Servidor dos Pobres 
GUATEMALA * 09/02/1985

Hoje, fazemos memória dos 30 anos do martírio de Felipe Balam Tomás, Missionário religioso, servidor dos pobres na Guatemala. 

Religioso da Congregação Missionários da Caridade, tinha 18 anos quando foi assassinado. Foi sequestrado nas aldeia Las Escobas, no município de San Martin Jilotepeque, departamento de Chimaltenango. 

Felipe estava presidindo a celebração da Palavra de Deus, quando três homens armados invadiram a igreja e o levam a força. As testemunhas não poderão fazer nada por ele. 

Na ocasião do desaparecimento disse o Núncio Apostólico, ao pedir para Ministro dos Negócios Estrangeiros de intervir junto das autoridades nacionais e acelerar a liberação de Felipe. "É um servo generoso de seus irmãos e da Igreja. Sua Congregação é dedicada aos mais pobres".

Por sua vez, o Arcebispo de Guatemala, Prospero Condenado del Barrio, faz saber que Felipe foi sequestrado por forças de segurança do governo, ao presidir uma celebração. 

Felipe entregou sua jovem vida pelas causas de seus irmãos na fé, para que eles juntos lutassem pela libertação do povo guatemalteco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz