Galeria dos Mártires - Rafael Hermández
RAFAEL HERMÁNDEZ
Mártir da luta pela terra
MÉXICO * 22/03/1988
Rafael Hernández, líder camponês, mártir da luta pela terra entre seus irmãos no México.
Trabalhador camponês de 46 anos, pai de dois filhos, cristão militante da comunidade de Guadalupe, Amatán, Chiapas.
Sua pobreza o impediu de ir à escola. Não era dono de um pedaço de terra ou uma moita de café. Mas um lutador ativo do Comitê de Defesa dos Camponeses.
Morto por pistoleiros pagos pelo Fazendeiro. Os camponeses lutam para derrubar o Comitê à Ernesto Ocaña, ex-presidente municipal, confiante fazendeiro Erwin Tessman, cacique, déspota para os agricultores. Rafael marcha a frente de seus irmãos para pedir impeachment e auditoria para Ocaña.
O objetivo é alcançado, porém é a sentença de morte para Rafael. Não lhe perdoam sua liderança e seu compromisso com a causa dos camponeses. O ameaçam de morte.
Naquela tarde de 22 de março de 1988, caminha sozinho pela aldeia, onde se escondem mercenários Tessman para assassiná-lo. Para preencher as formalidades, acusaram de assassinato a Benito Hernandez, da comunidade de Guadalupe, torturado para que confessasse culpado. Perseguiam os catequistas Juan e Luis Castellanos, acusando-os de suspeitos.
A Comunidade Amatán reflete, esperançada, ante ao acontecido: “A morte de Rafael Hernández se parece muito com a de Jesus, porque Jesus vinha anunciando e denunciando, por isso os poderoso o perseguiram até a morte. Rafael dedicado seu tempo a ver o bem do nosso povo, e pelo povo derramou seu sangue. Hoje sua memória e seu compromisso nos anima a continuar unidos e organizados, defendendo o que é nosso por direito”.
Texto organizado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada, a partir da página:
http://servicioskoinonia.org/martirologio/
Comentários
Postar um comentário