Galeria dos Mártires - Fernando Hoyos e "Chepito"

Pe. FERNANDO HOYOS e "CHEPITO IXIL"
Mártires entre os Povos Indígenas
GUATEMALA * 13/07/1982

Memória de 35 anos de Martírio.

Sacerdote jesuíta espanhol, Fernando foi missionário na Guatemala. Membro da Direção Nacional do Exército Guerrilheiro dos Pobres. Morreu combatendo na cordilheira dos Cuchumatanes, às margens do rio San Juan.

Simples, fraterno, sincero, pobre como os pobres da Guatemala, Fernando era um sacerdote sempre disposto a ensinar, a iluminar com a reflexão teológica oportuna, a ouvir, a servir aos indígenas do altiplano, aos camponeses da costa sul, aos professores, catequistas, universitários na tarefa comum de ir gerando uma Guatemala nova. 

Para isso trabalhou incansavelmente; deu cursos; caminhou horas a fio pela montanha, fiel ao lema que o levara ao sacerdócio: "Lançar a sorte com os pobres desta terra". Até que um dia compreendeu que a voz dos pobres clamando justiça era abafada com a mentira, cadeia, tortura e massacre. 

E com eles decidiu seguir o único caminho possível: a luta armada. "O exemplo de Fernando não desaparecerá jamais daqueles que como nós compartilhamos nos últimos anos da mesma luta. Suas idéias, ensinamentos, capacidade de trabalho, seus sentimentos profundamente humanos, sua entrega à libertação de nosso querido povo, todos os ensinamentos que forjou em seu lar, na Companhia de Jesus e no exército guerrilheiro dos pobres, não se apagarão do povo da Guatemala", escreveu um companheiro guerrilheiro aos pais de Fernando, ao lhes anunciar sua morte.

Junto de Fernando caiu igualmente ferido de morte o guerrilheiro menino "Chepito Ixil" de treze anos. "Sabemos que vamos cair em combate, que vamos morrer, mas sabemos por que estamos lutando", dizia "Chepito".

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir de leitura dos livros: Sangue pelo Povo - Martirológio Latino-Americano - Ed. Vozes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz