Galeria dos Mártires - Sergio Ortiz

SERGIO ORTIZ
Mártir da perseguição à Igreja na Guatemala
GUATEMALA * 21/06/1984

Sergio Ortiz, seminarista, foi sequestrado nos arredores da Universidade Nacional de San Carlos na Cidade da Guatemala. Foi encontrado morto dois dias depois. Seu corpo tinha sinais de torturas e um tiro de misericórdia.

O assassinato de Sergio é considerado como uma repressão oficial feita contra a Igreja Católica, por causa da atitude de denúncia que esta assume diante da situação econômica, social e política da Guatemala. 

“Há grupos poderosos interessados ​​em que os pobres não se despertem e nem que exijam seus direitos ... O fato de que algum padre se coloca a promover o camponês, a despertá-lo, a dizer de sua condição humana e sua dignidade, pode ser mal interpretado por aqueles que não querem que os guatemaltecos despertem para os seus  direitos, e que exijam seus direitos como pessoa. A pregação da Igreja não é uma mensagem abstrata para seres abstratos, mas sim uma mensagem eficaz para seres muito concreto, que têm problemas com que a marginalização, desemprego e violência”, disse o Arcebispo de Guatemala, Prospero Penados del Barrio, em 14 de julho de 1984.

Sergio representa esta Igreja particular, que desperta os irmãos oprimidos e que diz com firmeza sobre os direitos que lhes é de direito.

É mais um mártir da justiça na Guatemala.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir de pesquisa na internet no servicios koinonia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu