Galeria dos Mártires - Henry Bello Ovalle

HENRY BELLO OVALLE
Mártir da Solidariedade
COLÔMBIA * 23/09/1989

Henry Bello Ovalle, militante cristão de 32 anos, do Bairro Azecena, Setor Bosa, Bogotá, Colômbia, mártir da solidariedade com os jovens do seu bairro. Foi assassinada no Pátio da Delegacia.

Pertencia a uma família muito religiosa que e frequentava a paróquia do bairro. Henry estava envolvido com o trabalhar entre os jovens: organizando esportes e se dedicando à recuperação de viciados em drogas. Era um líder natural: amado por jovens e respeitado pela comunidade.

Naquela tarde de 23 de setembro de 89, enquanto a polícia realizou uma batida no distrito, Henry não carregava o documento de identificação na ocasião, e trazia consigo, como o outro companheiro, jornais considerados de esquerda, mas à livre circulação. Ambos foram levados para a delegacia de Bosa. O companheiro sugere buscar o documento, mas não foi ouvido. Eles foram presos numa cela, onde havia outros jovens. À noite, Henry foi levado para ao pátio central. O policial Polidoro Miranda o obriga a se ajoelhar e o intima perguntando sobre se ele fazia parte da guerrilha. Henry disse que não. Não contente com a resposta o policial dispara três tiros em seu corpo e mais dois tiros na parte superior da cabeça. Henry cai morto. Testemunhas juram que ele não ofereceu resistência. Ao amanhecer, o juiz criminal ordenou que levasse o cadáver.

Henry foi mais uma vítima da violência institucionalizada na Colômbia. Um exemplo a mais da impunidade com que as forças de segurança violam o direito sagrado à vida. Alfonso Reyes, reitor do Seminário dos Missionários Claretianos, responsável pastoral do bairro, denuncia o fato.

Os amigos de Henry choraram e cantaram diante do seu corpo martirizado que se juntou à uma legião de mártires do seu povo.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir da página: http://servicioskoinonia.org/martirologio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu