Galeria dos Mártires - Mahatma Gandhi
MAHATMA GANDHI
Mártir da Paz e da Não Violência
Nova Déli, ÍNDIA * 30/01/1948
Mohandas Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido
popularmente por Mahatma Gandhi foi
o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do
Satyagraha como um meio de revolução.
Nasceu no dia 2 de
outubro de 1869, na cidade de Porbandar,
na Índia ocidental, hoje estado de Gujarat. Seu pai era o primeiro-ministro local, do minúsculo principado, e a mãe era
uma devota vaisnava.
Como era costume em sua cultura nesta época, em maio de 1883 com a idade de 13
anos, a família de Gandhi realizou seu casamento
arranjado adulto com a mulher Kasturba Gandhi, de 14
anos, através de um acordo entre as respectivas famílias.
Depois de um pouco de educação indistinta foi decidido
que ele deveria ir para a Inglaterra para estudar Direito na University College. Ele
ganhou a permissão da mãe, prometendo se abster de vinho, mulheres e carne, mas
ele desafiou os regulamentos de sua casta, que proibiam a viagem para a Inglaterra. Cursou a faculdade de Direito em Londres.
Sua primeira leitura do Bhagavad-Gita (texto
religioso hindu) foi através de parábolas em língua britânica com tradução
poética de Edwin Arnold: A
Canção Celestial. Esta escritura hindu e o "Sermão
da Montanha", do Evangelho, se tornaram, mais tarde, suas "bíblias" e
guias de viagens espirituais. Ele memorizou o Gita em
suas meditações diárias, e frequentemente recitou no original sânscrito, em suas orações.
Quando Gandhi voltou à Índia, em 1891, sua mãe havia falecido, e ele, devido a timidez não obteve êxito a exercer sua profissão legal de
advogado. Assim, aproveitou a oportunidade que surgiu de ir para África
do Sul, durante um ano, representando uma firma
hindu em KwaZulu-Natal, em
um processo judicial.
Sua estadia na África do Sul, notório local de discriminação racial, despertaram em Gandhi a consciência social. Como advogado, Gandhi fez o melhor para descobrir os fatos. Depois de
resolver um caso difícil, ele passou a ter notoriedade por sua atuação. Ele
mesmo relata: “eu aprendi a descobrir o lado bom da natureza humana e
entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um
advogado era unir partes separadas”.
Acreditava que o dever do advogado era ajudar o tribunal a descobrir a verdade, não tentar incriminar o inocente. Ao término do ano,
durante uma festa de despedida, de retorno à Índia, Gandhi tomou conhecimento
que uma lei estava sendo proposta para privar os hindus
do voto. Os amigos dele insistiram: "fique e conduza a briga para os direitos de nossos compatriotas
na África do Sul." Gandhi fundou em KwaZulu-Natal o Congresso hindu
em 1894, e seus esforços foram uma vigorosa advertência para
a imprensa.
Quando Gandhi retornou à África, após buscar a esposa e
filhos na Índia em janeiro de 1897, os sul-africanos tentaram interromper suas atividades
de maneiras sórdidas. Uma delas foi a tentativa de subornar e ameaçar o agropecuário Dada Abdulla Sheth; mas Dada Abdulla era cliente de
Gandhi, e finalmente depois de um período de quarentena, Gandhi recebeu permissão para aterrissar. A turba de
espera reconheceu Gandhi, e alguns brancos começaram a espancá-lo até que a
esposa do Superintendente Policial veio ao salvamento dele. A turba
ameaçou linchá-lo,
mas Gandhi escapou usando um disfarce.
Depois ele se recusou processar os que o haviam
espancado, permanecendo firme ao princípio de ego-restrição com respeito a uma
pessoa infratora; além de que, tinha sido os líderes da comunidade e do governo
de Natal que haviam causado o problema.
Em 1906, o governo britânico declarou guerra contra o
Reino Zulu em Natal, Gandhi incentivou os britânicos a recrutar indianos. Ele
argumentou que estes deveriam apoiar os esforços de guerra, a fim de legitimar
suas reivindicações à cidadania plena. Os britânicos aceitaram a oferta de
Gandhi para liderar um destacamento de 20 voluntários indianos como um corpo “padioleiro” (pessoas que carregam padiola – maca)
para tratar dos soldados feridos. Esse corpo foi comandado por Gandhi e operou
por aproximadamente dois meses. A experiência ensinou-lhe que era
impossível desafiar diretamente o poder militar do exército britânico, ele
decidiu que este só poderia ser resistido de uma forma não-violenta.
Gandhi acabou permanecendo vinte anos na África do Sul
defendendo a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos
seus direitos. Separou-se em 1908, quando já tinha quatro filhos.
O primeiro uso de desobediência
civil em massa ocorreu em setembro de 1906. O Governo de Transvaal quis registrar a população hindu inteira. Os
hindus formaram uma massa que se encontrou no Teatro Imperial de Joanesburgo; eles estavam furiosos com a ordem humilhante, e
alguns ameaçaram exercer uma resposta violenta a ordem injusta.
Porém, eles decidiram em grupo a se recusarem a obedecer
as providências de inscrição; havia unanimidade, apenas alguns se registraram.
Ainda, Gandhi sugeriu aos indianos que levassem um penhor em nome de Deus; embora eles fossem hindus e muçulmanos, todos acreditavam
em um e no mesmo Deus. Gandhi decidiu chamar esta técnica de recusar submeter
a injustiça de Satyagraha que quer dizer literalmente: "força da verdade". Uma semana
depois de desobediência, as
mulheres Asiáticas foram dispensadas do registro. Quando o governo de Transvaal finalmente pôs em pratica o "Ato de Inscrição Asiático"
em 1907, Gandhi e vários outros hindus foram presos.
A pena dele foi de dois meses sem trabalho duro,
dedicando-se durante esse período à leitura. Durante a vida, Gandhi passaria um total de mais de
seis anos como prisioneiro. Enquanto lendo em prisão Gandhi travou contato, por
carta, com Leon Tolstoi, um de
seus ídolos. O escritor russo com suas ideias libertárias influenciou o indiano
e indicou a este a leitura de Henry
David Thoreau. Gandhi descobriu então a Desobediência
Civil. Também teve papel importante a obra do
pensador anarquista Piotr Kropotkin. Logo ele
começou a perceber cada vez mais as possibilidades infinitas do "amor universal".
O movimento de protesto para a conquista dos direitos indianos na África
do Sul continuou crescendo; em um certo ponto
foram presos 2.500 indianos dos 13.000 existentes na província, enquanto 6.000 tinham fugido de Transvaal.
Durante a desobediência, Gandhi desenvolveu o uso
de ahimsa que significa "sem
dor" e normalmente é traduzido "não
violência". Desde que nós vivemos espiritualmente, ferir ou atacar
outra pessoa são atacar a si mesmo. Embora nós possamos atacar um sistema
injusto, nós sempre temos que amar as pessoas envolvidas. Assim ahimsa é
a base da procura para verdade.
Gandhi também foi atraído a vida agrícola simples. Ele
começou duas comunidades rurais em Satyagrahis: "Phoenix Farm" e
"Tolstoy Farm". Escreveu e editou o diário "Opinião
indiana", para elucidar os princípios e a prática de Satyagraha. Três
assuntos foram apontados: a indagação para direitos dos hindus na África do
Sul; sobre a proibição de imigrantes Asiáticos; e por fim, sobre o invalidamento de
todos casamentos não Cristãos.
Em novembro de 1913 Gandhi conduziu uma marcha com mais de duas mil
pessoas. Gandhi foi preso e solto após pagar fiança. Logo após o prenderam novamente e o libertaram, e
novamente foi preso depois de quatro dias de liberdade. Foi então condenado ao
trabalho forçado durante três meses, mas as greves continuaram, envolvendo
aproximadamente 50.000 operários e milhares de indianos foram escravizados na
prisão.
Finalmente através de negociação os assuntos estavam
resolvidos. Todos os matrimônios independente da religião eram válidos; os impostos
em atraso foram cancelados e inclusive os operários contratados; e foi
concedida mais liberdade aos indianos.
Gandhi constatou o poder do método de Satyagraha e
profetizou como poderia transformar a civilização moderna. "É
uma força que, se ficasse universal, revolucionaria ideais sociais e
anularia despotismos e o militarismo."
Enquanto isso a Índia ainda estava sofrendo debaixo de
regra colonial britânica. Gandhi sugere que a Índia pode ganhar
sua independência por meios não violentos e por via da ego-confiança. Ele rejeita a força bruta e sua opressão e declara que
a força da alma ou amor é que se mantém a unidade das pessoas em paz e harmonia.
De volta à Índia em 1915, Gandhi passou a exercer o papel de conscientizador da
sociedade hindu e muçulmana na luta
pacífica pela independência indiana, baseada no
uso da não violência. O uso da não violência baseava-se no uso da desobediência
civil.
Gandhi estava pronto para morar nas ruas sujas com
os intocáveis se necessário, mas um benfeitor anônimo doou bastante dinheiro que duraria um ano. Passa
então a ajudar os necessitados e as crianças carentes.
Em 1917 Gandhi ajudou as pessoas que trabalhavam em tecelagens, diante das explorações injusta dos proprietários sobre esses trabalhadores. Ele foi detido, mas logo perceberam que o Mahatma era o
único que poderia controlar as multidões.
Reformas foram ganhas novamente por meio da desobediência
civil. Os trabalhadores têxteis de Ahmedabad também eram economicamente oprimidos. Gandhi sugeriu uma greve, e como os trabalhadores
temiam as consequências dela, ele faz um jejum para encorajar que eles
continuem a greve. Gandhi explicou que ele não jejuou para coagir o oponente,
mas fortalecer ou reformar esses que o amaram. Ele não acreditou que jejuando
resultaria em salários mais altos.
O primeiro desafio de Gandhi contra o governo britânico
na Índia estava em resposta contra os poderes arbitrários do "Rowlatt
Act" em 1919. A Índia tinha cooperado com a Inglaterra durante a
guerra, no entanto estavam sendo reduzidas as liberdades
civis.
Guiado por um sonho ou experiência interna Gandhi decidiu
pedir um dia de greve geral.
Porém, a filosofia de Mahatma não foi bem entendida pelas massas, e violências estouraram em vários lugares. O Mahatma se
arrependeu declarando que tinha feito "um
erro de cálculo", e ele cancelou a campanha.
Gandhi fundou e publicou dois semanários sem anúncios - a "Índia Jovem" em inglês e o "Navajivan" em Gujarati.
Em 1920 Gandhi iniciou uma campanha de âmbito nacional de
não cooperação com o governo britânico que para o camponês significou o não pagamento de impostos e nenhuma
compra de bebida alcoólica, desde que o governo ganhou toda a renda de sua
venda.
Gandhi realizou várias viagens ao longo de todo território hindu, com a função de conseguir a conscientização
em massa de todas as pessoas, mostrando a necessidade da prática da
desobediência civil e do uso da não violência. Durante finais dos anos 20,
Gandhi escreve uma auto-biografia retratando
suas experiências vividas, nesse livro, descreve os erros cometidos, e o esforço de os superar.
·
igualdade;
·
unidade
hindu-muçulmano;
Esses cinco pontos, os cinco dedos
representando o sistema, estavam conectados ao pulso, simbolizando a
não-violência.
Finalmente em 1928, ele anunciou uma campanha de Satyagraha em Bardoli contra
o aumento de 22% em impostos britânicos. As pessoas se recusaram a pagar os
impostos, sendo repreendidas pelo governo britânico. No entanto os indianos
continuavam não violentos. Finalmente, após vários meses, os britânicos
cancelaram os aumentos, libertaram os prisioneiros, e devolveram as terras
e propriedades confiscadas; e os camponeses voltaram a pagar
seus tributos.
Ainda nesse ano, o congresso indiano quis a autonomia da Índia e considerou guerra aos ingleses para
conseguir esse fim. Gandhi recusou a apoiar uma atitude como esta, porém
declarou que se a Índia não se tornasse um Estado independente ao final de 1929, então ele exigiria sua independência.
Por conseguinte em 1930, Mahatma Gandhi informou ao vice-rei, de que a
desobediência civil em massa iniciaria no dia 11 de março. "Minha ambição é nada menos
que converter as pessoas britânicas à não violência, e assim lhes fazer
ver o mal que fizeram para a Índia. Eu não busco danificar as pessoas.".
Gandhi decidiu desobedecer as "Leis
do Sal" que proibiram os hindus de fazer seu próprio sal; este monopólio britânico golpeou especialmente aos pobres.
Começando com setenta e oito participantes, Gandhi
iniciou uma marcha de 124 milhas para o mar que duraria mais de vinte e quatro dias. Milhares
tinham se juntado no começo, e vários milhares uniram-se durante a
marcha. Primeiro Gandhi e, então outros juntaram um pouco de água salgada
na beira-mar empanelas, deixando ao sol para secar. Em Bombaim o Congresso teve panelas no telhado; 60.000 pessoas juntaram-se ao movimento, e foram presas
centenas delas. Em Karachi onde 50.000 assistiram o sal sendo feito, a
multidão era tão espessa que impedia a polícia de efetuar alguma apreensão. As prisões estavam
lotadas com pelo menos 60,000 ofensores. Incrivelmente lá "não havia praticamente nenhuma violência por parte da população;
as pessoas não queriam que Gandhi cancelasse o movimento."
Gandhi foi preso
antes de que pudesse invadir os "Trabalhos
Dharasana Sal", mas o amigo dele Sr. Sarojini Naidu conduziu 2.500
voluntários e os advertiu a não resistir às interferências da polícia. De
acordo com uma testemunha ocular, o repórter Miller de Webb, eles continuaram
marchando até serem detidos abaixo do acoshod lathis, por quatrocentos
policiais, mas eles não tentaram lutar.
Tagore declarou que a Europa tinha perdido a moral e o prestígio na Ásia. Logo, mais de 100.000 hindus estavam na prisão,
incluindo quase todos líderes.
Gandhi foi chamado a uma reunião com o Vice-rei Irwin
em 1931, e eles firmaram um acordo em março. A Desobediência
civil foi cancelada; foram libertados os prisioneiros; a fabricação de sal
foi permitida na costa; e os líderes do Congresso assistiriam à próxima
Conferência de Mesa Redonda em Londres. Para participar desta conferência,
Gandhi viajou novamente a Londres, onde conheceu Charlie
Chaplin, George
Bernard Shaw, e Maria
Montessori, entre outros. Em transmissão de rádio para os Estados
Unidos, ele falou que a força não violenta é um
modo mais consistente, humano e digno. Discutindo relações com os britânicos,
ele disse que ele não quis somente a independência, mas também a
interdependência voluntária baseada no amor.
Enquanto, preso em 1932, Gandhi entrou em um jejum em nome dos Harijans porque a
eles tinha sido determinado um eleitorado separado. Poderia ser um jejum até morte, a menos que ele pudesse despertar a
consciência hindu. O assunto estava resolvido, e até mesmo templos hindus
intocáveis eram abertos pela primeira vez. No próximo ano, Gandhi fez um
jejum de vinte e um dias para purificação, e os funcionários britânicos, amedrontados de que ele pudesse morrer, colocaram-no
na prisão. Gandhi anunciou que não se ocuparia da desobediência
civil até que sua oração fosse completada.
Mesmo com a Segunda
Guerra Mundial se aproximando, Gandhi havia confirmado
seus princípios pacifistas. Ele mostrou como a Abissínia (Etiópia) poderia ter usado a não violência contra Mussolini, e ele recomendou isto para os Tchecos e para os chineses. "Se é
valente, como é, para morrer a um homem que luta contra preconceitos, é ainda
bravo para recusar briga e ainda recusar se render ao usurpador".
Já em 1938 ele exortou os judeus para defender os direitos deles e se necessário
morrer como mártires. "Um manhunt
degradante pode ser transformado em um posto tranquilo e determinado,
oferecendo aos homens e mulheres desarmados, a força dada a eles por Jehovah." Mahatma recomenda o uso de Métodos não
violentos aos britânicos para combater Hitler; já que não podia dar seu apoio a qualquer tipo de guerra ou matança.
O Congresso prometeu a Gandhi que ele ficaria fora da
prisão, mas outros 23.223 indianos foram presos, inclusive Vinoba Bhave, Jawaharlal Nehru, e Patel. Em 1942, Gandhi sugeriu modos para resistir não violentamente
aos japoneses. Ele propôs uma atração às pessoas japonesas, a causa da
"federação mundial da fraternidade sem a qual não poderia haver nenhuma esperança para a humanidade".
Porém, Gandhi continuou exercendo uma revolução não violenta para a Índia, e em 1942 ele e outros líderes foram presos. Ele decidiu
jejuar novamente, sendo que apenas ele sobreviveu. Quando a guerra terminou,
ele afirmou da necessidade de "uma
paz real baseada na liberdade e igualdade de todas as raças e nações". Nos últimos anos de sua vida, ele havia dito, "Violência é criada por desigualdade, a não violência
pela igualdade".
Ele foi a uma peregrinação para Noakhali para
ajudar aos pobres. Independência para a Índia era agora iminente, mas Jinnah o Líder muçulmano estava exigindo a criação de um estado separado:
o Paquistão. Gandhi prega para unidade e tolerância, até mesmo lendo às reuniões um Alcorão de orações.
Os hindus o atacaram porque pensaram que ele era a favor
dos muçulmanos, e os muçulmanos exigindo dele a criação do Paquistão. Gandhi
foi para Calcutá para acalmar a discussão e a violência entre hindus e
muçulmanos.
Mais uma vez ele jejuou até que os líderes da comunidade
assinaram um acordo para manter a paz. Antes de que eles assinassem, ele os
advertiu de que se rebelassem ele jejuaria até a morte.
Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu
e muçulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas
com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que
dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a
Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano.
No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a
independência com o resto da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a
partilha do país em Calcutá.
Gandhi tinha iniciado um jejum no dia 13 de janeiro de
1948 em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses.
No dia 20 daquele mês, sofreu um atentado: uma bomba foi lançada na sua
direção, mas ninguém ficou ferido.
Entretanto, no dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi
assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que
responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no
pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e
enforcado, a desrespeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a
não-punição do seu assassino.
O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas foram
jogadas no rio Ganges.
É significativo sobre a longa busca de Gandhi pelo seu
deus o facto das suas últimas palavras serem um mantra popular na concepção
hindu de um deus conhecido como Rama: "Hai
Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o
espírito como para o idealismo político, associado a uma possibilidade de paz
na unificação.
Frases de Gandhi:
“A felicidade não está em viver, mas em
saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive”.
“Não tente adivinhar o que as pessoas
pensam a seu respeito.
Faça a sua parte, se doe sem medo.
O que importa mesmo é o que você é.
Mesmo que outras pessoas não se importem.
Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Não julgue para não ser julgado...
Um covarde é incapaz de demonstrar amor
- isso é privilégio dos corajosos”.
Faça a sua parte, se doe sem medo.
O que importa mesmo é o que você é.
Mesmo que outras pessoas não se importem.
Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Não julgue para não ser julgado...
Um covarde é incapaz de demonstrar amor
- isso é privilégio dos corajosos”.
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