Semana da Terra e das Águas Padre Josimo celebra as juventudes do campo e da cidade

Diversas atividades serão realizadas entre de 7 e 13 de maio, no Norte do Tocantins. 
(Por Rafael Oliveira - CPT Araguaia-Tocantins)
A tradicional Semana Social da Terra e das Águas Padre Josimo faz memória, em 2018, aos 32 anos do assassinato de Padre Josimo. Em 10 de maio de 1986, a mando de fazendeiros da região do Bico do Papagaio, extremo Norte do Tocantins, um pistoleiro baleou e matou Josimo pelas costas no então escritório da Comissão Pastoral da Terra Araguaia-Tocantins (CPT), em Imperatriz (MA).
Diversas atividades serão realizadas entre os dias 7 e 13 de maio em memória à luta de Padre Josimo junto aos povos da terra e das águas. Dentre elas, está o III Acampamento da Juventude Romeira, oportunidade em que jovens das zonas rural e urbana se juntarão na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio, em Esperantina. O encontro acontecerá nos dias 12 e 13 de maio e terá oficinas sobre agroecologia, comunicação popular e conjuntura política. A estimativa é que 300 jovens participem do evento.
Nesta segunda-feira (7), a partir das 7h da manhã, Araguaína recebe uma Amostra Agroecológica, na praça do Bairro São João, próximo à antiga Unitins. Famílias camponesas de diversas comunidades da região apresentarão ao público os alimentos produzidos em suas roças e seus quintais, tudo livre de veneno. Vai ter de tudo da agricultura familiar: farinha de puba, abóbora, macaxeira, arroz, feijão, fava, pimenta, batata, quiabo, banana, maracujá, limão, além de troca de sementes e muito mais.
No dia 10 de maio, a CPT apresentará os dados sobre Conflitos no Campo no estado do Tocantins referentes a 2017. O evento ocorrerá no Auditório I da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Araguaína, a partir das 19h.
A programação da Semana também contará com o lançamento do livro “Apaixonado por Justiça”, em memória ao frade dominicano Henri des Roziers, que teve atuação marcante no combate ao trabalho escravo pela CPT Araguaia-Tocantins e na CPT de Xinguara, no Pará – frei Henri faleceu aos 87 anos, em novembro de 2017, em Paris, na França. Também será lançado o documentário “O Voo da Primavera”, que homenageia a vida de luta junto aos povos indígenas, quilombolas e camponeses de Dom Tomás Balduino, igualmente frade dominicano, que morreu em 2014, aos 91 anos.
O livro e o documentário serão lançados juntos na UFT Tocantinópolis, no dia 7, na Unitins Augustinópolis, no dia 8 e, por fim, na UEMA de Imperatriz, no dia 9 – sempre a partir das 19h.
A Semana da Terra e das Águas Padre Josimo 2018 é organizada pela Diocese de Tocantinópolis, Comissão Pastoral da Terra Regional Araguaia-Tocantins (CPT), Alternativa Para a Agricultura no Tocantins (APA-TO) e movimentos populares e sindicais do Bico do Papagaio.
Confira abaixo a programação completa:
7/05 – Amostra Agroecológica – Pça. do Bairro São João, em Araguaína – a partir das 7h
7/05 – Lançamento de livro sobre frei Henri des Roziers e documentário sobre Dom Tomás Balduino – UFT Tocantinópolis – a partir das 19h
8/05 – Lançamento de livro sobre frei Henri des Roziers e documentário sobre Dom Tomás Balduino – Unitins Augustinópolis – a partir das 19h
9/05 – Lançamento de livro sobre frei Henri des Roziers e documentário sobre Dom Tomás Balduino – UEMA Imperatriz – a partir das 19h
10/05 – Apresentação dos dados dos Conflitos no Campo no Tocantins – UFT Araguaína – a partir das 19h
10/05 – Missa em memória ao martírio de Padre Josimo – Buriti do Tocantins – a partir das 19h
12 a 13/05 – III Acampamento da Juventude Romeira – EFA Bico do Papagaio, em Esperantina
Para mais informações:
Rafael Oliveira
(63) 99101-7760 // roliveira.cpt@gmail.com
https://www.cptnacional.org.br/publicacoes/noticias/cpt/4347-semana-da-terra-e-das-aguas-padre-josimo-celebra-as-juventudes-do-campo-e-da-cidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu