Pedro Casaldáliga e a Memória Martirial
Pedro Casaldáliga e a Memória Martirial
Celebrar a vida do bispo Pedro Casaldáliga, 92 anos
de vida doada pela Vida, é celebrar as suas Causas, que são causas universais, Causas
de Jesus de Nazaré, Causas do Evangelho:
- a libertação dos pobres;
- as lutas sociais e ecológicas;
- a defesa da Amazônia;
- o cuidado com a Casa Comum, a Pátria Grande;
- a paixão pelo Reino de Deus e sua Justiça;
- o assumir a Agenda Latino-Americana e o
Martirológio;
- o cultivar a Espiritualidade Martirial.
A vida de Pedro é marcado pelo martírio, e começa
em sua própria família, onde um tio padre foi assassinado durante a guerra civil
espanhola. Ao chegar na longínqua São Felix do Araguaia foi recebido com quatro
crianças mortas deixadas em caixas de sapatos na porta de sua casa. O martírio segue
e o persegue na dura vida e mortes de tantos camponeses, indígenas e ribeirinhos
explorados, saqueados, ultrajados pelos donos do poder e do agronegócio.
Como uma carta denúncias de tantos martírios, escreveu
em 1971 “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização
social”, que mostraria ao mundo a dura realidade em que vivia o Brasil sobre a
ditadura militar, o que ocasionou a ira da elite brasileira e a perseguição aos
seus colaboradores.
Assumindo cada vez mais as causas do povo que é para
ele as causas do próprio Cristo, torna-se a grande voz dos pobres da terra.
Neste assumir estas causas implicava inevitavelmente
correr riscos, vivenciar o martírio bem próximo, na própria pele. E esse
martírio vai se tornando concreto com a Morte do Pe. Rodolfo Lunkenbein, na
ocasião coordenador do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e meses depois o
novo coordenador do CIMI, Pe. João Bosco Penido Burnier tomba martirizado aos
seus pés, após o acompanha-lo a delegacia/cadeia de Ribeirão Bonito-MT, (hoje
Ribeirão Cascalheira) para interceder por duas mulheres (Margarida e Santana)
que estavam sendo torturadas pelos policiais da região.
Assim seguiu a saga martirial de Pedro, sempre
perseguido, ameaçado por defender vidas, saúde e educação ao povo, e se
tratando da defensa do povos indígenas o perigo se tornaram mais duro e real,
tendo que se ausentar por um período de sua amada Prelazia.
Celebrando estes dias seus 92 anos de vida, segue o
seu martírio cotidiano, sendo acompanhado pelo “irmão parkinson” como costumava
dizer, e também muito bem acompanhado por tantas pessoas queridas que acreditam
nas mesmas causas e lutas que ele assumiu radicalmente, e que seguem com ele e
com tantos mártires estas mesmas trilhas; defender a vida, preservar a terra,
cuidar da humanidade.
Seguimos irmanados e irmanadas com este profeta,
amigo e testemunha fiel e com ele afirmarmos essa máxima ao perguntarem o que fica
desta tal Teologia da Libertação: “...ficam os pobres e fica Deus. Têm havido
muitas teologias, e o que não passa é o Evangelho, não passa a humanidade, nem
passa o Deus dos pobres. Esta tem sido (e será) a teologia mais assinada com o
sangue dos mártires, a que levantou a esperança dos latino-americanos, a que
possibilitou que a Igreja fizesse opção pelos pobres. Considero-me teólogo da
Libertação, mas não sou teólogo. Eu prego a Teologia da Libertação porque prego
o Evangelho a partir da América Latina, prego a opção pelos pobres.”
Na vida de Pedro está presente de várias maneiras
essa paixão pela mística e pela espiritualidade martirial; visível em seu ser
contemplativo, e temos testemunhado ao ver, sentir, viver isso em sua vida
cotidiana de oração, de anúncio e denúncia, sempre na memória das vidas doadas
pela Vida, no encanto das poesias, no cuidado com o Santuário dos Mártires, no
celebrar a páscoa do Mártir Jesus, na páscoa dos nossos mártires, na páscoa do
povo. Enfim, essa espiritualidade martirial na vida Pedro se expressa de modo
especial nas Romarias dos Mártires.
Tonny e Mirim, pela Irmandade dos Mártires.
Romaria dos Mártires - 1986 |
Romaria dos Mártires - 1986 |
Romaria dos Mártires - 1986 |
Vidas Pelas Vida - 1996 |
Vidas Pela Vida - 1996 |
Vidas Pelo Reino - 2001 Vidas Pelo Reino - 2001 Vidas Pelo Reino - 2001 |
Vidas Pelo Reino - 2001 |
Vidas Pelo Reino da Vida - 2006 |
Vidas Pelo Reino da Vida - 2006 |
Vidas Pelo Reino da Vida - 2006 |
Testemunhas do Reino - 2011 |
Testemunhas do Reino - 2011 |
Testemunhas do Reino - 2011 |
Testemunhas do Reino - 2011 |
Profetas do Reino - 2016 |
Profetas do Reino - 2016 |
Profetas do Reino - 2016 |
Profetas do Reino - 2016 |
Tudo Pelo Reino - 2021 |
Este santuário é uma riqueza de Deus nas vidas doadas pelos profetas e profetizas que derramaram seu sangue , E Deus continua em nós que estamos na luta em defesa das causas do reino, onde as profetizas e profetas corajosos enfrenta o mal , mas a vida é don de Deus e ele esta conosco.
ResponderExcluirEu creio no dom da justiça social, como fez esse profeta de Deus . Dom Pedro, Grande exemplo de , fé, coragem justiça e proteção pelos marginalizados .
ResponderExcluirDEUS COLOCA ANJOS EM NOSSAS VIDAS. ESSE É UM. ......
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