Galeria dos Mártires - Omar Venturelli

OMAR VENTURELLI
Mártir da dedicação aos Pobres
CHILE * 04/10/1973

Omar Venturelli, mártir da entrega aos mais pobres em Temuco, Chile.

Tinha 31 anos, ex-sacerdote, casado com Fresia Cea Villalobos e pai de Maria Paz Venturelli, de pouco mais de 1 ano de idade quando ele desapareceu.

Professor da Universidade Católica, com sede em Temuco. Membro do grupo “cristãos pelo socialismo”.

Após o golpe militar de 11 de Setembro, respondendo a um chamado pelo rádio, em 25 de Setembro, se apresenta voluntariamente ao Regimento Tucapel. De lá, ele é transferido para a prisão em Temuco. As autoridades militares informaram que foi posto em liberdade no dia 3 de outubro de 1973, e desapareceu no dia 4 de Outubro do mesmo ano e nunca mais foi visto.

Omar era uma pessoa lúcida e fraternal em todos os momentos de sua vida. Embora casado, ele nunca deixa de sentir-se padre, porém impossibilitado de exercer o ministério. A honestidade era outra característica de sua personalidade.

Como militante cristão, era defensor dos direitos dos camponeses Mapuches que viviam em condições de miserabilidade, sendo explorados pelos grandes fazendeiros. Por sua defesa aos direitos dos povos originários e ao respeito e cuidada de suas terras é que os poderes vigentes calaram a voz deste homem que como cristão denunciava a exploração de seu povo.

Omar é mais um mártir entre os muitos chilenos que deram suas vidas pela Vida, pela Causa de Jesus.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu