Galeria dos Mártires - Porfírio Suny Quispe

PORFÍRIO SUNY QUISPE
Mártir da Justiça e Solidariedade
PERU * 14/05/1991

Porfírio Suny Quispe, ativista e educador, mártir da justiça e da solidariedade no Peru. Professor camponês, deputado regional, casado e pai de sete filhas, incansável lutador social. Assassinado pelo Sendero Luminoso em Juliaca, Puno.

Professor das crianças mais pobres da cordilheira. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Pacificação da região “José Carlos Mariátegui” participa na criação de grupos de auto-defesa contra o Sendero Luminoso em Carabaya. Apesar de sua oposição pública à guerrilha em 1988 ele foi acusado pelo exército de senderista, portanto, preso e torturado. Ante tal injustiça, a Anistia Internacional considera-o um prisioneiro de consciência. Liberado, Porfírio não renuncia à defesa da verdade e da justiça, apontando todos os tipos de corrupção.

Como filho da terra indígena andina reivindica sua origem e sua cultura milenar, que ajuda a revalorização entre seus irmãos. Educado em Escola Normal dos Padres Salesianos de Salcedo, Porfírio foi um homem de fé, encarnando o Evangelho até as últimas consequências.

Na Missa funeral, diante dos concelebrantes, as autoridades, a sua família enlutada e ao povo, Dom Jesús Mateo Calderon disse: “Porfírio nos deixa um testamento de sacrifício pela comunidade, de dedicação ao seu povo indígena pela preservação da sua cultura... Ele buscou a paz, a solidariedade, o pluralismo... É por isso que aperto a mão de Porfirio... porque ele foi um promotor da unidade”.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada, a partir da página do servicio koinonia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz