Galeria dos Mártires - Luis Che

LUIS CHE
Mártir da Fé
GUATEMALA * 17/11/1985

Luis Che, indígena Kekchi, catequista em Rio Pita, Izabel. Celebrante da Palavra, Mártir da fé na Guatemala.

Durante a celebração da Palavra em uma capela, Luis leu uma Carta Pastoral antes das eleições do dia 25 de novembro do mesmo ano.

Os bispos dizem: “As mentiras e as fraudes nos tem arrastado para uma situação próxima da escravidão e desespero. Muitas vezes se tem repetido que, talvez, nunca na história de nossa pátria, se tem encontrado o povo guatemalteco tão indefeso, tão dependente e mergulhado em tão grande desesperança. E que também nunca se havia usado com tanto descaro a mentira e a fraude. Porque nós somos testemunhas de quem é ‘o caminho, a verdade e a vida’ (...) a realização da próxima eleição geral nos oferece uma boa oportunidade para escrever esta Carta Pastoral para contribuir eficazmente (...) especialmente com coragem e decisão de reiniciar uma nova era na vida democrática (...). Persistem em nosso país a dura violência, o desrespeito aos direitos humanos e a violação das leis fundamentais. É de fato que um cidadão comum, deprimido, com medo ou ameaçado, não está na plena capacidade de exercer livremente e conscientemente o seu direito de eleger e ser eleito”, afirmam os bispos.

Luis, um corajoso profeta do seu povo, e porta-voz de sua Igreja. Por isso foi sequestrado a poucos metros do destacamento militar, onde foi levado por dois homens com roupas civis. O bispo de Izabal, Luis Maria Estrada, denuncia o fato.

Luis é o novo mártir na luta contra a mentira e opressão na Guatemala.


Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir da página: http://servicioskoinonia.org/martirologio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu