Galeria dos Mártires - Pe. Hipólito Cervantes Arceo
Pe. HIPÓLITO CERVANTES ARCEO
Mártir da Solidariedade com os Guatemaltecos
MÉXICO * 03/02/1982
Memória dos 38 anos de seu Martírio.
Hipólito Cervantes Arceo, sacerdote mexicano, mártir da solidariedade com os refugiados guatemaltecos.
Foi encontrado morto no presbitério de sua paróquia em Mapaztepec, Chiapas, amordaçado e com as mãos e os pés amarados.
As ameaças de morte que recebera indicavam que seus assassinos eram os mesmos que massacravam os camponeses da Guatemala.
O episcopado mexicano declarou que a forma pela qual o sacerdote foi assassinado “tem semelhanças observadas nas centenas de cadáveres encontrados nos rios fronteiriços de Suchiata e Usumacinta”.
Por outro lado, é incontestável que a corajosa denuncia de 27/02 dos bispos do Pacífico Sul incomodou o governo de Romeo Lucas e Hipólito foi a vitima escolhida. “Milhares de camponeses e indígenas do vizinho país de Guatemala estão buscando refugio em nossa zona pastoral. São homens, sobretudo anciãos, mulheres e crianças, que chegam em condições físicas e psíquicas deploráveis, devido à perseguição de que são vítimas... Muitos pais se vêem obrigados a renunciar a seus filhos, entregando-os a nossos camponeses, com o simples proposito de assegurar-lhes a vida. Muitas crianças chegam já sem pais nem familiares. Seus parentes, vizinhos e conhecidos foram assassinados e torturados... suas casas, pertences e colheitas, queimados...”, disseram os bispos que constataram esses fatos no local.
Por tal motivo conclamaram a “que se torne uma realidade o compromisso cristão de solidariedade com os refugiados”.
Hipólito tinha consciência disso, a ponto de doar a própria vida.
Texto elaborado por Tonny da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir do livro: Sangue Pelo Povo
Comentários
Postar um comentário