Galeria dos Mártires - Madeleine Lagadec, Gustavo Ignacio Isla Casares, María Cristina Hernandez, Clelia Concepción Días Salazar, Carlos Gómez
MADELEINE LAGADEC, GUSTAVO IGNACIO ISLA CASARES, MARÍA CRISTINA HERNÁNDEZ, CLELIA CONCEPCIÓN DÍAZ SALAZAR e CARLOS GÓMEZ
Mártires do Compromisso e da Solidariedade
EL SALVADOR * 15/04/1989
Madeleine Lagadec nasceu em 07 de setembro de 1961, na França, era uma enfermeira que foi para El Salvador para atender os feridos do conflito salvadorenho em solidariedade com o povo sofrido. Chegou em dezembro de 1985, e compartilhou por 4 anos e alguns meses da luta e solidariedade com o povo salvadorenho até o dia 15 de Abril de 1989.
Em certa ocasião Madeleine escreveu para sua família: "... A minha presença aqui, pode aliviar o sofrimento de muitos... agora a minha causa está aqui".
Disse Gustavo sobre sua missão em El Salvador: "Minha atividade não é militar, é médica e solidária... Isto é para mim um ato de amor. É muito bom ir à missa, ouvir a parábola dos talentos ou o Sermão da Montanha, porém, estas palavras devem nos conduzir a prática de tudo isso. Se Deus me deu a capacidade de compreender o sofrimento dos outros e analisar as suas causas, seria um pecado não fazer nada para transformar esta situação". Apenas oito semanas depois de ter dito isso o seu sangue generoso regava território salvadorenho, juntamente com outros companheiros.
O assassinato ocorreu no dia 15 de abril, 1989, na colina de San Esteban Canton "El Tortuguero" de San Vicente.
Comentários
Postar um comentário