Galeria dos Mártires - Ir. Agustina Rivas e Campesinos

Ir. AGUSTINA RIVAS e Campesinos
Mártir da Misericórdia
PERU * 27/09/1990

Agustina Rivas, Religiosa da Congregação do Bom Pastor, 70 anos. Durante três anos, esteve a serviço dos camponeses indígenas em Florida, província de Chanchamayo, departamento de Junín, Prelazia de San Ramón. Região que se tornou um foco da violência armada.

Assassinada com outras seis pessoas na praça da cidade. 

“Aguchita”, como era carinhosamente chamada, era simples, acolhedora, alegre e incansável na sua dedicação à evangelização e promoção das mulheres nas oficinas de tecelagem e cozinha. Ela ensinou-as a fazer pão, cuidar de plantas e animais.
No dia 27 de setembro de 1990, no meio da tarde as pessoas foram intimadas por um grupo de jovens armados a reunir-se no meio da praça. Eles tinha uma lista. Os nomeados deveriam vir para a frente. Os irmãos Juan e Luis Pérez; Pedro Pizarro; Ifigenia, Jesus e Herber Marin, da mesma família.

A religiosa perguntou pela irmã Maria Luisa Jugo, que estava ausente. Eles disseram: “Você vai pagar por ela”. Fizeram a leitura publicamente das “taxas” de penas de morte: os acusavam de “falar de paz e não fazer nada, de estar trabalhando com os índios Ashaninka contra o Sendero Luminoso, e que estavam sendo organizados para distribuir alimentos...”. “Aguchita” intercede: “Eles são pessoas que não prejudicou a ninguém”, implora ela. Ao que respondem: “Que a ti agora te salva o seu Deus, e a teu Deus também vamos cortar a garganta”. E eles os assassinaram um por um. Irmã Agustina queria se ajoelhar para rezar, mas se desvanece e recebe três tiros.

É a primeira religiosa morta pelo Sendero Luminoso. Mas já ressuscitada, feliz e jovial, para estar no meio do seu povo.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir da página: http://servicioskoinonia.org/martirologio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu