Galeria dos Mártires - Pe. Miguel Ángel Nicolau Urusa
Pe. MIGUEL ÁNGEL NICOLAU URUSA
Mártir da Solidariedade
ARGENTINA * 27/02/1977
Miguel Ángel Nicolau Urusa, padre salesiano, mártir da solidariedade e da entrega aos jovens argentinos.
Pertencia a comunidade de San Nicolás, Buenos Aires, onde foi ordenado sacerdote pelo bispo e mártir Carlos Ponce de León.
Miguel Angel desaparece na cidade de Rosário, enquanto que residia no Colégio San José, da Congregação de Dom Bosco, com a idade de 36 anos e segundo testemunhas de um campo clandestino de concentração, morreu por consequência das torturas que sofreu.
Com um carisma especial para a pastoral da juventude, organiza e incentiva os grupos de jovens aos que contagia com sua alegria, generosidade e dedicação, especialmente os marginalizados.
Pouco antes de sua transferência para o Rosário, trabalhou com pescadores de Puerto Aragão, perto de San Nicolas.
Após o golpe militar de março de 1976 e desencadeado a perseguição aos militantes cristãos, que inclui o assassinato do Bispo Ponce de León, os jovens integrantes do grupo da pastoral da juventude que Miguel Ángel coordenava, sofreram longos anos de prisão e alguns estão desaparecidos.
Michel Ángel, capturado em uma madrugada e morto sob tortura, marcha, desde então, a frente de uma interminável fileira de ressuscitados que alimenta a luta pela fraternidade e justiça entre o povo Argentino.
Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir da página: http://servicioskoinonia.org/martirologio/
Comentários
Postar um comentário