Galeria dos Mártires - Miguel Angel Soler

MIGUEL ANGEL SOLER
Médico e Militante Político
PARAGUAY * 30/11/1975

Miguel Ángel Soler, médico e um político que militou no Partido Comunista do Paraguai. Foi assassinado no tempo da ditadura de Alfredo Stroessner no ano 1975.

Nasceu em Assunção no ano de 1923, foi um político paraguaio que militou primeiramente no Febrerismo, movimento político socialista e, em seguida, na década de 50, passando para o Partido Comunista paraguaio. Segundo algumas fontes, ele tinha vivido fora do país quando Alfredo Stroessner assumiu o poder em 1954. Ele vivia em Montevidéu, e depois passou a residir em Moscou, então capital da União Soviética. 

Em 30 de novembro de 1975, foi preso no bairro Herrera, em Assunção, em uma casa na rua 14 julho. O comando policial, composto pelo conhecido comissário da polícia política do ditador Stroessner, Camilo Almada Sapriza, entrou na casa quando Soler realizava uma reunião secreta com o Secretário-Geral da Juventude Comunista paraguaio, Derlis Villagra, e Rubén González Acosta, outro membro do partido. Os dois últimos conseguiram escapar. No entanto, Soler foi preso, e naquela mesma noite foi enviado para o terceiro Comissário.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu