quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Galeria dos Mártires - Manuel de Jesús Guerra Arita

MANUEL DE JESÚS GUERRA ARITA
Mártir da Terra e da Justiça
HONDURAS * 08/12/1991

Manuel de Jesús Guerra Arita, ativista camponesa. Vice-Secretário-Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Campo, CNTC. Morto na estrada, quando retornava à San Pedro Sula, numa noite de domingo. Na ocasião estava coordenando atividades de sua organização em solidariedade com a greve do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Nacional de Energia Elétrica. 

A polícia recolheu seu corpo e levou para o necrotério para o enterro e corre para dar a noticia oficial. Há relatos de que a morte do líder é devido a um "acidente de carro". Porém, os companheiros de Manuel de Jesús, as organizações populares e dos direitos humanos tem a certeza de estar diante de outro assassinato e pedem uma autópsia para determinar a verdadeira causa de sua morte.

O resultado é totalmente contrário ao relatório da polícia: Manuel de Jesús morre por consequência de uma bala, disparada a "curta distância". Os diretores da CNTC encontram vestígios de um segundo veículo no asfalto da estrada, que o vinha perseguindo e forçado a voltar, que o fez cair em um barranco. Ali os assassinos pode efetuar de perto o disparo, numa altura em que Manuel de Jesús poderia estar inconsciente devido ao choque causado pelo capotamento.

"assassinato de Manuel de Jesús ocorre em circunstâncias de repressão política ordenada pelo governo", declaram os seus pares. Os camponeses que foram dar a sua vida como outro Jesus, sabem que o seu testemunho os incentivam a lutarem pela justiça.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir da página: http://servicioskoinonia.org/martirologio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário