Galeria dos Mártires - Ita Catherine Ford, Maura Clark, Dorothy Kasel e Jean Donovan.

Maura, Jean, Ita, Dorothy
Ita Catherine Ford, Maura Clark, Dorothy Kasel, religiosas, e Jean Donovan, leiga.
Mártires da Solidariedade
El SALVADOR * 02/12/1980

Ita Ford, 41 anos, Maura Clark, 50 anos, são missionárias de Marykoll; Dorothy, também de 41 anos, é religiosa ursulina e Jean, de 27 anos é missionária leiga. Todas de nacionalidade americana.


Sequestradas enquanto viajavam entre o aeroporto e a cidade de San Salvador, logo foram assassinadas com um tira na cabeça cada uma.

Jean foi violentada antes e se presume que as outras igualmente. Antes haviam sido ameaçadas de morte. As quatros viveram sempre em bairros e populações marginalizadas, assumindo a sorte dos pobres até a entrega de suas vidas.

Maura trabalhou intensamente na Nicarágua, onde é recordada com carinho. Ita Ford chegou a El Salvador, procedente do Chile, em 1979, e se ofereceu a Monsenhor Romero, que lhe confiou um trabalho pastoral assistencial em Chalatenango, entre os que fugiam por causa da violência desencadeada no país. Mais tarde juntaram-se a elas Dorothy e Jean, da equipe missionária de Cleveland (EUA), que trabalhavam na paróquia de La Liberdad.

A morte as surpreendeu num momento em que se faziam os preparativos para um programa de assistência a todo o vicariato.

O sangue destas novas mártires foi fecundo, despertando a consciência de seus irmãos norte-americanos, em favor da solidariedade com o povo salvadorenho, enquanto seus corpos descansam em Chalatenango, onde trabalharam até a morte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu