Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2013

Galeria dos Mártires - Raimundo Ferreira Lima "Gringo"

Imagem
RAIMUNDO FERREIRA LIMA “GRINGO” Agente Pastoral e SindicalistaSÃO GERALDO – PA * 29/5/80                Raimundo, familiarmente apelidado de “Gringo”, pai de seis filhos, juntou a simpatia com a combatividade, uma fé cada vez mais consciente e consequente com a luta tenaz e organizada. No Sindicato dos Trabalhadores Rurais e como Agente de Pastoral de Conceição do Araguaia, na  comunidade eclesial. Sequestrado, com implicação da polícia e a mando do latifúndio, foi levado de madrugada aos arredores de Araguaína, torturado e morto à bala. Seu testemunho ficou como uma luz sobretudo na região do Araguaia – Tocantins. “Sua combatividade e sua força, afirmou um companheiro, eram nossa força, que crescerá com seu martírio”.



Galeria dos Mártires - Chicão Xucuru

Imagem
CHICÃO XUCURU Mártir da Terra Indígena PESQUEIRA - PE * 20/ 05/ 1998
Chicão Xucuru (Francisco de Assis Araújo), foi vitima de uma emboscada de três pistoleiros do latifúndio, na manhã do dia 20 de maio de 1998.  Já escapara de várias tocaias, de ataques planejados pelos fazendeiros. Em 1995, a mando de fazendeiros, foi assassinado o advogado da Funai, Geraldo Rolim da Mota Filho, que prestava apoio jurídico ao povo Xucuru. Homem altivo e sereno, amável e inteligente, líder natural que sabia ouvir e orientar, Chicão tinha o poder que manava do reconhecimento e admiração do seu povo Xucuru.  Grande líder da retomada das terras, sua perspectiva era recuperar a terra Xucuru invadida por 181 fazendas, cujos donos em boa parte são compadres e amigos do vice-presidente da república, Marco Maciel. Zenilda, a esposa de Chicão, seus filhos, seu povo, vêm retomando a herança, regada com sangue pelo destemido Chicão, e afirmando a identidade e os direitos do povo Xucuru.

Galeria dos Mártires - Héctor Gutiérrez e Zelmar Michelini

Imagem
HÉCTOR GUTIÉRREZ

E ZELMAR MICHELINI Militantes Cristãos e Políticos URUGUAI * 18/5/76Destacados políticos uruguaios e militantes cristãos, foram seqüestrados em Buenos Aires, Argentina, por efetivos da polícia e do exército uruguaios. Seus cadáveres apareceram, no dia 22, com sinais de selvagens torturas e mutilações. Héctor era pai de cinco filhos, dirigente do Partido Nacional, várias vezes deputado e presidente da Câmara de Deputados. Zelmar tinha nove filhos, e duas filhas suas foram seqüestradas também. Dirigente universitário e líder sindical bancário, chegou a ser ministro da Cultura e ministro de Indústria e Comércio. Exilados ambos em Buenos Aires por causa da repressão do seu país, denunciaram, integérrimos, até à morte, a violação dos Direitos Humanos, assim como lutaram toda sua vida pela justiça e liberdade de seu povo

Galeria dos Mártires -Tupac Amaru II

Imagem
T U P A C  A M A R U II Nativismo e Independência
18/05/1781 – É decapitado José Gabriel Condorcanqui, Tupac Amaru II, militante dos direitos dos índios do Peru e da Bolívia. Depois de ter presenciado o enforcamento de sua mulher e dos mais próximos familiares e seguidores, foi amarrado pelos pés e pelas mãos a cavalos que dispararam em várias direções.
Túpac Amaru II, um descendente dos imperadores incas, liderou a maior rebelião indígena da história das Américas dos tempos coloniais. A sua insurreição contra o domínio espanhol colocou o seu nome entre os que tentaram, ao exemplo bem sucedido dos colonos norte-americanos, libertar as Américas da metrópole européia.

XIII Romaria da Terra e da Água Padre Josimo – Esperantina, TO, 10-11 de maio 2013

Imagem
FIRMES NA TERRA, SEMEANDO VIDA!
Texto: Tonny, Fotos: Douglas Mansur
Na região do Bico do Papagaio, marcada pelo martírio do Pe. Josimo Morais Tavares aconteceu a XIII Romaria da Terra e da Água Padre Josimo – Esperantina, TO, 10-11 de maio 2013. De diversos lugares da região, de outras cidades e estados, uma multidão de romeiros e romeiras se reunirão em Esperantina, TO para celebrar os 27 anos do martírio do Pe. Josimo Morais Tavares, assassinado em Imperatriz (MA) dia 10 de Maio de 1986, a mando de latifúndios da região do Bico do Papagaio (TO).
Mulheres, homens, idosos/as e crianças proclamavam numa só voz: “Firmes na Terra, semeando vida”. Fomos acolhidos pela equipe de coordenação da romaria, junto com o Bispo de Tocantinópolis Dom Giovane Pereira de Melo.

Estava presente a mãe do Pe. Josimo, Dona Olinda, bem como amigos/as e companheiros/os que trabalharam com Ele, Indígenas Apinajé e Krahô. Destacamos a presença da Mada e Bia, agente de pastoral que muito contribuiu para conquista…

Galeria dos Mártires - Pe. Josimo Morais Tavares, Comissão Pastoral da Terra

Imagem
PE. JOSIMO MORAIS TAVARES

Comissão Pastoral da Terra BICO DO PAPAGAIO – TO * 10/05/1986
                Pobre entre os pobres lavradores do Bico do Papagaio, viveu seu sacerdócio numa entrega total ao povo, na luta pela terra e na promoção da consciência e da organização. Manso e persistente, poeta e militante, sua paixão era a Justiça: “Por justiça clamamos”; “esta terra pede justiça”, escrevia. Sabia-se ameaçado de morte, mas afirmava com decisão: “É hora de assumir. 
      “Pois é gente, eu quero que vocês entendam que o que vem acontecendo não é fruto de nenhuma ideologia ou facção teológica, e nem por mim mesmo, ou seja, pela minha personalidade...         É por ter assumido esta linha de trabalho Pastoral que pela força do Evangelho me levou a comprometer-me nesta causa a favor dos pobres, dos oprimidos e injustiçados....         Tenho que assumir. Agora estou empenhado na luta pela causa dos pobres lavradores indefesos, povo oprimido nas garras dos latifúndios. Se eu me calar, quem…

Galeria dos Mártires - Vicente Cañas, missionário jesuíta

Imagem
08/05/1987 – Vicente Cañas, missionário jesuíta, assassinado pelos que cobiçavam as terras dos índios que ele acompanhava, mártir em Mato Grosso, Brasil.
Vicente Cañas Costa (Albacete, 22 de outubro de 1939 - Mato Grosso, 6 de abril de 1987), também conhecido como Kiwxi, foi um missionário jesuíta espanhol naturalizado brasileiro, que, em 1974, estabeleceu os primeiros contatos com os indígenas Enawenê-nawê, no estado de Mato Grosso, e passou a residir entre eles em 1977, trabalhando pela preservação de seu território, com demarcação da Terra Indígena Enawenê-Nawê e por ações de saúde. Foi assassinado dez anos depois, a mando de fazendeiros da região.
O corpo do Ir Vicente Cañas foi encontrado cerca de quarenta dias depois da morte, por dois missionários do Cimi, com o abdômen perfurado. Seu barraco, em desordem, apresentava sinais de luta; seus óculos foram quebrados por uma porretada em seu rosto. Seus instrumentos de trabalho, como o cesto onde levava medicamentos, além de lantern…

XIII Romaria da Terra e da Água Padre Josimo - Esperantina, TO, 10-11 de maio 2013

Imagem
Ás comunidades da diocese de Tocantinópolis e das igrejas irmãs de toda a região

Amadas irmãs, amados irmãos, romeiros da terra e das águas, querido povo de Deus!
Chegou a hora da nossa 13ª Romaria diocesana, a romaria da terra e da água que desde 1988 nos reúne na memória insurgente dos mártires da nossa caminhada como Povo de Deus em busca da libertação.
É com grande entusiasmo e uma enorme esperança que a Diocese de Tocantinópolis, a Comissão Pastoral da Terra e os Movimentos populares do Bico do Papagaio, convidam você, sua família, sua comunidade e sua organização, para participar desta Romaria, este ano com um lema vigoroso e promissor: “Firmes na Terra, Semeando Vida”, uma síntese das conquistas do nosso povo e das bonitas sementes de vida que plantou neste chão.
A Romaria será nos dias 10 e 11 de maio na cidade de Esperantina, TO, lá no Bico do Papagaio, nessa terra onde Pe Josimo tanto caminhou com seu povo, juntos fazendo a história. Nesta Romaria iremos celebrar as vitórias…

Martirológio Latino-americano - mês de maio

Maio
Dia Internacional dos Trabalhadores Primeiro domingo de maio: Dia dos Mártires em Honduras. 01/05/1980 – Conrado de la Cruz, padre, e Herlindo Cifuentes, catequista, mártires na Guatemala, sequestrados e mortos. 01/05/1981 – Raynaldo Edmundo Lemus Preza, da CEB’s Guadalupe, em Soyapango, El Salvador, capturado e desaparecido por seu compromisso cristão, com seu amigo Edwin Laínez. 02/05/1979 – Luis Alfonso Velázquez, de 10 anos, mártir da ditadura somozista, Nicarágua. 02/05/1994 – Sebastián Larrosa, estudante camponês, mártir da solidariedade e da justiça entre os pobres do Paraguai. 02/05/1997 – Morre Paulo Freire, fundador da pedagogia libertadora latino-americana. 03/05/1988 – Fámilia Mártir. Elizete (5 anos), Elionete (7 anos) e Eliete (9 anos) foram barbaramente assassinadas junto com a mãe Maria das Neves Rodrigues dos Santos,  35 anos, (gravida) e o pai Sebastião Vidal dos Santos, 30 anos.  Sebastião tinha dito “NÃO” aos traficantes de droga, em nome da sua dignidade de trabalha…

25 anos de Vida vencendo a morte - Martírio de uma família inteira, Jd Amapá - Duque de Caxias

Imagem
25 anos do Martírio - 03/05/2013

A Comunidade Nossa Senhora dos Mártires convida a todos para a Vigília que iniciará dia 3 de maio às 21:00 hs e terminará no dia 4 às 5:00 hs da manhã. No sábado 27 de abril às 19:00 horas Dom Tarcísio  estará celebrando a Missa de abertura dos 25 anos da comunidade e no no domingo  dia 5  teremos a Missa solene  as 10:00 horas da manhã.

A VIDA VENCE A MORTE


 Foi no Jardim Amapá que  na noite de 3 de maio 1988  Elizete (5 anos), Elionete (7 anos) e Eliete (9 anos) foram barbaramente assassinadas junto com a mãe Maria das Neves Rodrigues dos Santos,  35 anos, (gravida) e o pai Sebastião Vidal dos Santos, 30 anos.  Sebastião tinha dito “NÃO” ao traficantes de droga, em nome da sua dignidade de trabalhador pobre, mas honesto, em nome do seu amor pela família. Ele e a família foram ameaçados, desrespeitados, mas resistiram unidos. A esposa e as filhas eram participantes ativas da Comunidade Eclesial de Base que estava começando no bairro. Na noite de 3 de maio…

Celebração Martirial - Terço

Imagem
Equipe de elaboração destas celebrações: Antônio Carlos Pereira da Silva (Tonny) Laudimiro de Jesus Borges (Mirim) Pedro Casaldáliga Diagramação: José María Concepción Ilustrações: Maximino Cerezo Barredo Revisão e copidesque: Divina Queiroz Projeto Gráfico da Capa: Wolney Fernandes


APRESENTAÇÃO As comunidades cristãs celebram a sua fé, celebrando fundamentalmente o Mistério de Cristo; sua Encarnação, sua Páscoa. A Eucaristia é a culminação desta celebração cristã. Mas, simultaneamente, ao longo da história da Igreja, as comunidades vêm celebrando sua fé através de devoções ou rezas, enraizadamente populares. Entre elas, há séculos ocupam uma cordial preferência do nosso povo o Terço. Ambas devoções convocam à meditação do Mistério de Cristo e ao seu seguimento. A Encarnação e a Páscoa são a sustância destas devoções privilegiadas. No Terço, o Mistério total da Encarnação, Morte e Ressurreição é meditado em companhia de Maria, a mãe, que “ruminava todas essas coisas em seu coração”. Esta “Ce…