Funeral da Veva Tapirapé
Partilhamos
com vocês, a experiência vivida pelo Antônio Canuto no funeral da Irmã
Genoveva, nosso querida Veva.
Cheguei
hoje às 6:00 hs da manhã lá do Urubu Branco, onde estive para os funerais de
Irmãzinha Genoveva. Queria partilhar um pouquinho com vocês do que vi e vivi.
Primeiro,
as informações de como foi à morte dela.
Genoveva
na manhã da terça-feira, 24, estava bem disposta. Tinha amassado barro para
fazer não sei bem que conserto na casa. Almoçou tranquilamente com a irmãzinha
Odile. Estavam descansando quando se queixou de dores no peito. Odile foi logo
providenciar um carro para levá-la ao hospital de Confresa. No caminho a
respiração foi ficando mais difícil. Morreu antes de chegar ao hospital.
De
volta à aldeia, consternação geral. Genoveva viu nascer quase 100% dos
Apyãwa (é assim que se autodenominavam
os Tapirapé. Assim voltam a se
autodenominar hoje), nestes 61 anos de vida partilhada. Os Apyãwa fizeram questão de sepultá-la,
segundo seus costumes, como se mais uma Apyãwa tivesse morrido. Os cantos
fúnebres, ritmados com os passos se prolongaram por muito tempo, durante a
noite e o dia seguinte. Muitas lamentações e choros se ouviam.
Segundo
o ritual Apyãwa, Genoveva foi enterrada dentro da casa onde morava.
A
cova foi aberta com todo o cuidado pelos Apyãwa, acompanhada de cânticos
rituais. A uma altura de uns 40 centímetro do chão foram colocadas duas
travessas, uma em cada ponta da cova. Nestas travessas foi amarrada a rede que
ficou na posição de uma rede estendida com quem está dormindo. Por sobre as
travessas foram colocadas tábuas. Por sobre as tábuas é que foi colocada a
terra. Toda a terra colocada foi peneirada pelas mulheres, como é a tradição.
No dia seguinte esta terra foi molhada e moldada de tal forma que fica firme e
espessa como a de chão batido. Tudo acompanhado com cânticos rituais.
Em sua rede em que todos os dias dormia,
Genoveva continua o sono eterno entre aqueles que escolheu para ser seu povo.
A
notícia da morte se espalhou pela região, pelo Brasil e pelo mundo. Agentes de Pastoral da Prelazia de São Félix
do Araguaia, os atuais e alguns antigos, amigos e admiradores do trabalho das
irmãzinhas foram chegando para a despedida. A vice-presidenta do CIMI, irmã
Emilia, com os coordenadores do CIMI, de Cuiabá, chegaram depois de uma viagem
de mais de 1.100 kms quando o corpo já estava na cova, ainda coberto só com as
tábuas. Os Apyãwa as retiraram para que
os que acabavam de chegar a vissem pela última vez em sua rede.
Os
membros da equipe pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia, junto com os
outros não indígenas, entre os cânticos rituais dos Tapirapé, foram entremeando
cânticos e depoimentos da caminhada cristã de Irmãzinha Genoveva.
Ao
final, o cacique falou que os Apyãwa estão todos muito tristes com a morte da
irmãzinha. Falando em português e tapirapé, ressaltou o respeito como eles
sempre foram tratados pelas irmãzinhas, durante estes sessenta anos de
convivência. Lembrou de que os Apyãwa devem sua sobrevivência às irmãzinhas,
pois quando elas chegaram, eles eram muito poucos e hoje chegam a quase mil
pessoas.
Plantada
em território Tapirapé está Genoveva, um monumento de coerência, silêncio e
humildade, de respeito e reconhecimento do diferente, gritando como com ações
simples e pequenas é possível salvar a vida de todo um povo.
Valeu
a pena ter ido lá nesta oportunidade.
Abraços
a todas e todos
Canuto
Morreu
a Irmã Genoveva, a parteira do povo Tapirapé
Via de regra, a propagação do cristianismo se fez pela palavra do evangelho
no quadro de um projeto civilizatório e de uma forma de ser Igreja que
construiu edifícios religiosos e escolas. É o evangelho pelo caminho do poder.
Mas nunca faltou na história outra tendência, vivida outrora por Francisco
de Assis e por Bartolomé de las Casas, de acercar-se dos
outros pelo caminho da convivência pacífica, sem palavras, fraterna e amorosa.
No mundo contemporâneo foi testemunhada pelo Irmão Carlos de
Foucauld que nos inícios do século XX foi ao meio dos muçulmanos no deserto da
Algéria, não para anunciar mas para conviver com eles e acolher a diferença de
sua cultura e de sua religião. E nos dias atuais está sendo vivida,
exemplarmente, pelas seguidoras do Irmão Carlos, as Irmãzinhas de Jesus, entre
os índios Tapirapé no noroeste do Mato Grosso, próximo ao rio Araguaia. É o
poder do evangelho.
No domingo passado, dia 17 de setembro de
2002 assisti a celebração do cinquentenário da presença delas junto aos
Tapirapé. Lá estava ainda a pioneira, a Irmãzinha Genoveva que em
outubro de 1952 começou sua convivência com a tribo. De manhã, com o bispo
Pedro Casaldáliga, advogado e defensor dos índios, se lançou um livro de
extraordinário valor: O renascer do povo Tapirapé: diário
das Irmãzinhas de Jesus de Charles de Foucauld, 1952-1953 (Editora Salesiana,
SP, 2002), belíssimamente ilustrado para estar à altura da refinada
estética dos Tapirapé.
Como elas chegaram lá? As Irmãzinhas
souberam através dos frades dominicanos franceses que missionavam em terras do
Araguaia, que os Tapirapé estavam em extinção. Dos 1500 de antigamente foram
reduzidos a 47 por causa incursões dos Kayapó, das enfermidades dos
brancos e da falta de mulheres. No espírito do Irmão Carlos, de ir para
conviver e não para converter, decidiram unir-se à agonia de um povo.
À
sua chegada, a Irmãzinha Genoveva ouviu do cacique Marcos:”Os
Tapirapé vão desaparecer. Os brancos vão acabar conosco. Terra vale, caça vale,
peixe vale. Só índio não vale nada”. E eles haviam internalizado que não valiam
nada mesmo e que estavam condenados inexoravelmente a desaparecer.
Elas
foram junto a eles e pediram hospedagem. Começaram viver com eles o evangelho
da fraternidade na roça, na luta pela mandioca de cada dia, no aprendizado da
língua e no incentivo a tudo o que era deles, inclusive a religião, num
percurso solidário e sem retorno. Com o tempo foram
incorporadas como membros da tribo.
A autoestima deles voltou. Graças à mediação delas, conseguiram que
mulheres Karajá se casassem com homens Tapirapé e assim garantissem a
multiplicação do povo. De 47 passaram hoje a 520. Em 50 anos, elas não
converteram sequer um membro da tribo. Mas conseguiram muito mais:
fizeram-se parteiras de um povo, à luz daquele que entendeu sua missão de
“trazer vida e vida em abundância”.
Quando vi o rosto de uma india Tapirapé e o rosto envelhecido da Irmãzinha
Genoveva notei: se tivesse tingido de tucum seus cabelos brancos, ela seria
tida por uma perfeita mulher Tapirapé. Realizou, de fato, a profecia da
Fundadora: “As Irmãzinhas se farão Tapirapé, para daqui, irem aos outros e
amá-los, mas serão sempre Tapirapé”. Não é por ai que
deverá seguir o Cristianismo, se quiser ter futuro num mundo globalizado? O
evangelho sem poder?
Leonardo Boff
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