Galeria dos Mártires - Pe Miguel Tomaszek e Pe. Zbigniew Strzalkowski

Pe. MIGUEL TOMASZEK e Pe. ZBIGNIEW STRZALKOWSKI
Mártires da Paz e da Justiça
PERU * 09/08/1991 

Miguel Tomaszek nasceu em 23 de setembro de 1960, em Lekawica (Polónia). Depois da escola primária em sua cidade natal, cursou o ensino médio no Seminário Menor dos Franciscanos Conventuais. Ele fez a sua profissão religiosa em 01 de setembro de 1981 em Legnica. Iniciou seus estudos de Filosofia e Teologia de Cracóvia. Foi ordenado sacerdote em 23 de maio de 1987 exerce a sua primeira missão sacerdotal em Pierigle, convento franciscano de Cracóvia.
  
Zbigniew Strzalkowski nasceu em 03 de julho de 1958 em Tarnow. Fez seu curso primário e seus estudos técnicos em Tarnow. Ele ingressou na ordem franciscana Conventual em 1979 e estudou filosofia e teologia em 1980, foi um dos iniciadores do movimento ambientalista no seminário de Cracóvia. Ordenado sacerdote em 07 de junho de 1986 e sua primeira missão pastoral foi no seminário Menor Legnica.

Vão em missão para o Peru e lá abrem a primeira comunidade franciscana. Os dois missionários, juntamente com o Padre Yarek foram os fundadores do Convento Pariacoto em 30 de agosto de 1989, com a missão pastoral de atender quatro comunidades rurais na Cordilheira Negra: Pariacoto, Yaután, Cochabamba e grandes Pampas.
  
MARTÍRIO

Na sexta-feira 9 de Agosto de 1991, na casa religiosa Pariacoto padre Zbigniew estava sozinho com os três candidatos. O superior estava fora, e Padre Miguel estava voltando com a caminhonete de missão, acompanhado de um grupo de catequistas de Huaraz, onde participaram de uma atividade formativa.

Um grupo de homens armados, com os rostos cobertos, invadiram a Casa Paroquial. Padre Michael recebeu dois tiros no pescoço e padre Zbigniew, um tiro perto da orelha e um na parte central da coluna vertebral. Junto com os corpos encontraram duas notas em pedaço de papelão escrito nervosamente pelos assassinos: "morte aos que falam de paz lambendo o imperialismo".

ENTERRO

O povo participou do enterro como uma demonstração do valor que os padres tinham para eles. Muito sofrido o povo, expressou brava e abertamente o protesto contra a morta cruel e brutal dos padres. Várias manifestações desses sentimentos acompanhou os mártires, confirmando assim o quão importante era o heróico  sacrifício e entrega deles em favor do povo.

Nos muitos cartazes que acompanhavam a procissão fúnebre, se viu um que dizia: "Os padres não morreram".

Os jovens sacerdotes Michal Tomaszek e Zbigniew Strzalkowski, 31 e 33, poderiam estar em Czestochowa em agosto de 1991 para o Dia Mundial da Juventude. E de fato eles estavam, pois foram pessoalmente nomeados por João Paulo II no dia 13 de: "Há novos mártires no Peru" proclamou o Papa.

Duas semanas mais tarde, esta organização criminosa matou a tiro o Pe. Alessandro Dordi quando ele estava voltando para casa depois de celebrar a missa na cidade de Santa.

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

Depois de quatro anos do martírio, em 05 de junho de 1995, o bispo local (Chimbote), Dom Luis Armando Bambarén Gastelumendi, SJ, com o apoio da Conferência Episcopal Peruana, da Congregação vaticana para as Causas dos Santos autorizou a abertura do processo de beatificação dos mártires da fé.

Esteve em Cracóvia, a fim de encontrar provas e documentação sobre a infância, formação e os primeiros anos desses servos de Deus poloneses. 

PAPA FRANCISCO APROVOU A BEATIFICAÇÃO

Papa Francisco aprovou no dia 03 de fevereiro de 2015 o decreto de beatificação dos três padres mortos no Peru, Zbigniew Strzalkowski, Michel Tomaszek e Alessandro Dordi. A Congregação para as Causas dos Santos emitiu o decretos de beatificação dos três mártires.

Os três novos mártires foram beatificados no dia 5 de dezembro de 2015, no Estádio Centenário de Chimbote.

DOCUMENTÁRIOS SOBRE A VIDA DOS MÁRTIRES 

https://youtu.be/V_H76_Pcwv8

https://youtu.be/g00CCPFkFMw

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu