Galeria dos Mártires - Dom Enrique Angelelli

Dom ENRIQUE ANGELELLI
Profeta e Bispo dos Pobres
ARGENTINA * 04/08/1976

Memória dos 43 anos de seu martírio.

Dom Enrique Angelelli, um autêntico pastor, segundo o Evangelho dos Pobres, em La Rioja Argentina, “Terra Adentro”.

Solidário com seu povo, foi perseguido, intimado e viu martirizados seus colaboradores mais íntimos.

Sentiu a solidão episcopal. Mas continuou fiel. “É preciso seguir andando”, repetia. 

“Sinto-me feliz por viver nesta época em que vivo. Parece-me importante viver nesta época de mudanças profundas, aceleradas e universais, porque nos foi dada a possibilidade de construir algo novo. Hoje é preciso ter um ouvido para o Evangelho e outro para o Povo”.

“Não precisa ter medo de se meter no barro”.

Odiado pelos latifundiários e pela ditadura militar, caiu no meio do caminho, com os braços abertos em cruz, num acidente fingido. A opinião pública nacional e internacional e até a declaração de alguns carrascos desvendaram a verdade. Agora, se completando os quarenta anos de seu martírio, o testemunho deste bispo, profeta e amigo do povo, cresce como uma das mais autênticas glórias da Igreja Latino-americana. O papa Paulo VI tinha por ele particular estima e o apoiou nas horas difíceis. 

O processo penal iniciado pelo tribunal de La Roja tinha estabelecido que a morte de Angelelli não foi causada por um acidente de carro – versão defendida desde o início também por alguns setores da Igreja –, mas foi um "homicídio premeditado executado no marco do terrorismo de Estado", no tempo da ditadura militar argentina.

Em 2015, foi aberta a fase diocesana da causa de beatificação de Dom Angelelli. 

Dom Angelelli, os padres Carlos e Gabriel e o leigo Wenceslao Pedernera foram beatificados no dia 27 de abril de 2019 em La Rioja,  Argentina, na celebração presidida pelo representante do Papa Francisco, o Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. 


Estes Servos de Deus agora são conhecidos como Mártires de La Rioja.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

  1. Com o coração apertado mais firme na fé não me canso de repetir SANGUE DE MÁRTIR SEMENTE DE NOVOS E COMBATIVOS CRISTAOS. Deus seja louvado na fidelidade de seus filhos mártires.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu